segunda-feira, 13 de julho de 2009

SAMAMBAIA
Milhões de anos atrás, samambaias enormes dominaram florestas imensas, muito antes de surgirem as plantas atuais. Elas não desenvolvem sementes, mas propagam-se através de esporos ou pela divisão de seus risomas. A maior parte dos gêneros utilizados em paisagismo são provenientes dos trópicos, destacando-se Adiantum, Asplenium, Polypodium, Pteris e Platyccerium, com diversos tamanhos e formas.
O nome samambaia é proveniente do tupi e significa "aquele que se torce em espiral". Seu habitat pode ser tanto um vaso de xaxim como o tronco de uma árvore, uma pedra ou mesmo o próprio solo ou a água, como as samambaias aquáticas. O sucesso no cultivo destas plantas depende da capacidade de reproduzirmos em casa as condições naturais em que estas vivem nas matas. A maior parte das espécies preferem ambientes sombreados. O vento é um dos seus maiores inimigos, causando "queima" das folhas mais jovens e perda de água por evaporação. Samambaias também não gostam de alterações de lugar, pois elas acostumam-se com a luminosidade, temperatura e umidade local, podendo definhar e até morrer caso sejam mudadas. Normalmente são cultivadas em xaxim, que retêm mais a umidade e permitem que as raízes respirem melhor.

Principais Pragas:
As mais comuns são pulgões, cochonilhas, ácaros e lagartas que devem ser retiradas manualmente ou através de uma pinça, para evitar o uso de inseticidas. Podem também ocorrer algumas doenças, causadas por fungos ou bactérias. Nestes casos, as folhas apresentam manchas e as raízes apodrecem, devendo-se eliminar as partes doentes.

CUIDADOS EM CASA
Manter a planta em local sombreado fora do vento (evite trocá-la de lugar)
No verão irrigar duas a três vezes por semana; no inverno irrigar 1 vez por semana
Eliminar ramos secos ou doentes
Adubar uma vez por mês.

Um comentário:

  1. EAI, FICOU UMA BLZ NOSSO BLOG
    TODOS NOSSOS ESFORÇOS, VÃO VALER A PENA...
    TUDO GRAÇAS A NOSSO MARAVILHOSO
    DEUS!!!!!!!!!!
    BJS DÉIA.
    ASS:FRAN

    ResponderExcluir